sábado, 24 de janeiro de 2009

O começo de uma nova era?

Com a troca do presidente dos EUA, veio uma onda de esperança mundial, pois, qualquer um seria melhor que aquele imbecil chamado George W. Bush.
Tudo que os governos anteriores, especialmente o Clinton, tinham conseguido fazer para melhorar um pouco a imagem internacional do país, Bush fez o favor de desfazer e até piorar.
Quanto ao Obama, tudo que ele fizer agora será muito melhor do que o Bush fez. Mas, não vamos nos empolgar com a fechada de Guantânamo, por exemplo. Temos na verdade de nos envergonhar de deixar um país manter uma prisões em territórios estrangeiros que, para piorar são usadas para torturar prisioneiros e o mundo não fez nada. Porque não tem nenhuma prisão estrangeira dentro do EUA?
Ainda a prova da arrogância estadunidense de manter em território cubano uma base militar, sendo que cuba é claramente contra a ideologia estadunidense.
Por mais que Obama venha para melhorar o seu país e suas relações internacionais ele ainda acredita fielmente no “destino manifesto” ou seja, que os estadunidenses estão destinados a proteger o mundo dele mesmo. Sendo que, no fim das contas o mundo precisa ser protegido é dos EUA.
Não quero com isso fazer um discurso anti-estadunidense não, pois apesar de toda estupidez há muita coisa que merece nossa apreciação como a música, o cinema, dentre outras coisas.
Apesar de tudo acho que o EUA é o país da contradição, pois, se diz o país da liberdade, mas, o poder sempre transita entre Democratas e Republicanos, eles abafam os partidos que se opõem a esses dois. Alguém já ouviu falar de algum partido de esquerda no EUA?
Alguém já ouviu alguma vez os EUA falar que vão acabar com o seu armamento nuclear ou que vão deixar entidades internacionais inspecionarem seu programa nuclear?

Poderia ficar aqui levantando questões o resto da vida que acho que não acabaria.
Portanto, certamente, com esse no presidente os EUA está finalmente entrando para uma nova era, talvez uma era de um pouco mais de bom senso. Mas isso só o tempo vai nos dizer...
E seja o que Deus quiser...

Nenhum comentário:

Postar um comentário