segunda-feira, 30 de março de 2009

Curso Básico de Montanhismo do CEM




No fim de semana dos dias 28 e 29 de março, tive a honra de ministrar o módulo de orientação com bússola e gps pelo Curso Básico de Montanhismo do CEM (Centro excursionista mineiro) do qual participaram 9 pessoas, sendo 6 alunos, um instrutor, um guia e o vice presidente do CEM. Partimos no dia 27 (sexta feira) a noite para a Lapinha da Serra onde pernoitamos no Camping das Bromélias que tem um café da manhã excelente.

No sábado após o café, tivemos uma aula teórica onde discutimos uns conceitos básicos sobre cartografia, relevo, sistemas coordenadas geográficas e UTM, bússola, azimutes e finalmente GPS. Começamos então a caminhada rumo a prainha onde montamos acampamento. Durante o percurso fizemos um exercício prático de localização, orientação e leitura e interpretação da paisagem, possibilitando assim a utilização de marcos geográficos para ajudar a orientação durante a caminhada.

Já no acampamento tivemos a oportunidade de nos deliciarmos com algumas regalias gastronômicas como Penne ao Fungi e Arroz com elementos, habilidosamente preparados por Xaxá e Omar com importantes contribuições de todos principalmente de Patrícia e Larissa sempre dando um toque bem feminino tudo ao longo do curso.

No dia seguinte levantamos acampamento por volta das 8 horas e subimos a face leste do Pico do Breu chegando em seu cume por volta das 12:50 depois seguimos sentido a Lapinha da Serra, com uma vista que não há palavras para descrever, tamanha beleza e ao mesmo tempo delicadeza nos pequenos detalhes ao longo dos Campos rupestres, campos limpos e outras feições do cerrado que carinhosamente cobrem toda a Serra do Espinhaço e me proporciona momentos em que consigo ficar em paz comigo.

Chegando a Lapinha da Serra novamente fomos recebidos por Hans, marido da Patrícia, com um delicioso pão caseiro, saciando a fome a acompanhando a altura a merecida cerveja e, no meu caso, coca-cola.

Muito Obrigado ao CEM pelo privilégio de poder ministrar o módulo de orientação e por todos os alunos ávidos por conhecimento. Estes são os sentimentos que mantém o espírito humano vivo.

Wagner Marin Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário